Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 12 de junho de 2010

Judaísmo Messiânico

Judaísmo Messiânico é o nome de uma ramificação religiosa que aceita as tradições religiosas judaicas porém também acredita na figura de Jesus de Nazaré como o Messias esperado pela tradição profética judaica. Destacamos este tópico, justamente para diferenciar o judaísmo do judaísmo messiânico já que este último não é considerado judaísmo pela maioria dos judeus.

Existem diversos segmentos que podem ser chamados de judaísmo messiânico. Entre estes podemos enfatizar:

Nos primeiros séculos as seitas dos nazarenos e os ebionitas que tratavam-se na maioria de judeus que aceitavam a crença em Jesus como Messias e não compartilhavam da crença na divindade de Jesus. Criam que os gentios que se convertessem deveriam aceitar as tradições religiosas judaicas. Este grupo aceito à príncipio dentro da comunidade judaica entrou em choque com os defensores da visão paulina de que Cristo viera abolir a Torá e esta última visão acabou tornando-se a oficial do Cristianismo. Com o crescimento da tensão entre os judeus e Roma, os judeus acreditando que este sofrimento era fruto de heresia por parte dos cristãos além do fato dos cristãos não terem auxiliado na primeira revolta judaica separou permanentemente as duas ramificações que a partir de então constituiram-se em duas religiões isoladas.No entanto permaneceram neste estado intermediário até os dias de hoje e não compartilham da mesma visão que o Moderno Judaísmo Messiânico.
O Moderno Judaísmo Messiânico é um movimento surgido no século XX nos EUA como fruto de uma busca de conversão por parte de diversas organizações evangélicas de membros da comunidade judaica. Aceitam as diversas tradições do judaísmo mas julgam que o judaísmo é uma religião incompleta. Assim aqueles que aceitam Jesus como Messias seguiriam então uma forma de religião mais completa onde todas os símbolos do judaísmo são adequados à visão cristã do mundo.
O judaísmo geral em todas as suas ramificações rejeita o judaísmo messiânico como judaísmo. Para estes o judaísmo messiânico é apenas um artíficio religioso de disfarçar as doutrinas cristãs em uma aparência judaica para tornar-se mais facilmente assimilável pelos judeus. Quanto ao Cristianismo, apesar de sua oposição aos movimentos messiânicos-judaicos históricos como a seita dos nazarenos e dos ebionitas, aceita (as denominações evangélicas) o Moderno Judaísmo Messiânico que é uma ramificação destas denominações.

Nenhum comentário: