Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 12 de junho de 2010

Nazarenos

Os seguidores de Jesus que defendiam o judaísmo eram conhecidos no príncipio como nazarenos ,judaizantes ou ainda (nas palavras de Paulo) os da circuncisão. Estes criam que Jesus de Nazaré não teria vindo abolir a Torá como prega a doutrina paulina. Desta forma ,pregavam que tanto judeus como gentios convertidos deveriam seguir os mandamentos da Torá ,o que levou à um choque com outras ramificações do Cristianismo e do Judaísmo . Ainda não é possível determinar se este Judaísmo Messiânico era uma variação dos ensinos de Jesus ou se era a doutrina original de Jesus. No entanto se acreditarmos no sucesso inicial do Cristianismo e em sua origem judaica deve-se crêr que o ensino original de Jesus não tenha sido muito diferente disto.

Com o sucesso da pregação paulina e após a destruição de Jerusalém, os judaizantes foram desprezados por cristãos e por judeus. Tornaram-se conhecidos como ebionitas (do hebraico evionim "pobres" ), organizando sua própria literatura religiosa e com o passar do tempo foram virtualmente extintos.

Há diversos movimentos religiosos que em maior ou menor grau compartilham a visão ebionista .Dentre elas ,podemos mencionar o movimento criado por Shemayah Phillips,que em 1985 fundou o movimento conhecido como a Ebionite Jewish Community .Esta comunidade ,estritamente monoteísta ,reconhece Jesus como um profeta justo ,e defende uma interpretação judaica do Tanakh e que tal sirva como meio de união entre judeus e gentios para implantação de uma sociedade justa.

Nenhum comentário: